logo RCN

Um quintal para se orgulhar

Técnico em agropecuária ensina como evitar o estresse produzindo frutas e verduras orgânicas como terapia e lazer

TEXTO E FOTO: LÚCIO COLOMBO

Colaborou: Edinei Wassoaski

 

José Carlos Haensch, 48 anos, técnico em agropecuária e chefe do Centro de Treinamento da regional da Epagri/Canoinhas (Cetrecam), cultiva em seu quintal, em espaço de apenas 30 metros quadrados, cerca de 300 quilos em média por ano, da saborosa uva Niágara Branca, utilizando a técnica de cultivo agroecológico adubo orgânico de compostagem de palhas, folhas, restos de comida, casca de frutas e de legumes. Para a correção da acidez do solo, José usa calcáreo a cada quatro anos.

José Carlos é filho e neto de famílias tradicionais de Canoinhas. Sua mãe, Nellizinha Scholtz, é filha do casal Emilio e Ana Scholtz, e o pai, Flávio Haensch, filho de Augusto Haensch e Paula Davet. Apegado ao pai, José Carlos lembra com emoção do velho conhecido de uma verdadeira legião de amigos que o Jundiá, apelido de Flávio, fazia ao tocar seu acordeon italiano marca Gentilli. Em respeito à memória do seu ídolo, ele guarda o precioso instrumento musical em uma redoma de vidro, que fica exposta em uma estante na sala de estar de sua casa.

     Além da paixão pelo trabalho que desenvolve na Epagri e no seu pomar doméstico, José Carlos coleciona objetos antigos. Dedica-se com amor e paixão à coleção de rádios, 35 ao todo, de várias marcas. ?O rádio mais antigo de minha coleção ? conta com orgulho ? é da marca Phillips, com mais de 80 anos?, que ainda funciona perfeitamente. Ele brinca lembrar que, aos domingos, quando quer ouvir o programa Gentilezas, na Rádio Clube, apresentado pelo amigo Edmilson Verka, precisa ligá-lo pela manhã ao levantar, para aquecer as válvulas, ?antes mesmo de tomar meu chimarrão debaixo das parreiras?.

 

Uvas e Conservas

   Para o controle de doenças, José Carlos usa caldas à base de sulfato de cobre e cal virgem. O parreiral já está produzindo, embora em pequena escala, as variedades de uvas niágara rosada, bordox e champagne. Na horta de 50 metros quadrados em dois canteiros, a família colhe praticamente o ano todo, tomates para salada e molho, pimentão doce, pimenta, cenoura, pepinos, raiz forte, abobrinhas e temperos em geral.

   Com parte da produção de uva, José Carlos produz vinho artesanal, vinagre de vinho, sucos, geléias e doces. 

      ?Só neste ano, minha mulher já tem 300 vidros de pepinos envasados para o consumo da família e amigos durante o inverno?, conta com orgulho ao mostrar os armários da sala abarrotados de conservas.  Ele revela ainda, que no inicio de janeiro, quando as uvas ainda estavam em fase de maturação, um supermercado local, por falta do produto para vender à sua clientela, ofereceu R$ 6 por quilo para comprar toda a sua produção. ?É claro que era uma transação inviável, e mesmo que as uvas estivessem maduras eu não venderia?, confessa. Para ele, essa atividade prazerosa é o seu lazer, praticado com prazer, enfim, um boi saudável e produtivo, funcionando como um antiestresse.

 

Referência

    A casa de José Carlos é um ponto de referência e modelo para todas as pessoas interessadas em conhecer como as famílias cultivavam frutas, legumes e verduras sem o uso de fertilizantes e defensivos agrícolas. A casa que está sempre aberta a visitas, tem como anfitriã a simpática e afável Dona Dulce Mara Moreschi Haensch, 44 anos, esposa de José. Segundo o casal, a sua mini-chácara é visitada por seis pessoas em média por dia. Freqüentadoras assíduas da casa são as mulheres do Clube de Mães, alunos e professores de escolas municipais, associações de agricultores e muitos amigos.

  José Carlos foi um dos pioneiros na implantação da fruticultura em Canoinhas. Iniciou suas atividades neste setor, na década de 1980, em Piratuba (no meio-oeste de Santa Catarina), como técnico na extinta Acaresc, hoje Epagri, onde foi pioneiro na difícil tarefa de difundir e incentivar o plantio de uvas.  A partir dessa época, conta o técnico, o município de Piratuba é tido como referência no Estado, onde foi feita a primeira colheita de uvas das variedades niágara branca e rosada, bordox e isabel.

Três canoinhenses morrem em acidente na Serra Anterior

Três canoinhenses morrem em acidente na Serra

Próximo

Acadêmicos da UnC ameaçam trancar matrícula por conta de contratação

Deixe seu comentário